quinta-feira, 7 de maio de 2009

SENTIMENTO FREEGAN

Você sabe o que é Freeganismo?

Segundo o site Freegan.info, "Freegans" são pessoas que adotam estratégias alternativas para viver baseados em uma participação limitada na economia e consomem o mínimo possível de produtos. Os freegans apóiam a comunidade, a generosidade, o interesse social, a liberdade, e a ajuda mútua, ao contrário da atual sociedade baseada em materialismo, apatia moral, competição, conformismo e cobiça.

O nome Freegan é derivado das palavras “Free” (livre, em inglês) e “Vegan”, que são pessoas que não consomem produtos de origem animal ou testado em animais. Os Freegans adotam um tipo de estilo de vida em que possam viver em harmonia com a natureza e com o mundo moderno. Pregam o retorno ao natureza, meios de transporte ecológicos, reciclagem, diminuir o desperdício, moradia livre de aluguel e menor carga de trabalho.
Entrevista com o grupo Erva Daninha sobre Freeganismo.

Por que e quando você decidiu se tornar um freegan? O que isso significa para você?
ED: Já fazem ao menos dez anos que pratico muitas das estratégias freegans (coleta de alimentos em fins de feiras, reutilização de móveis e outros objetos jogados no lixo e agricultura urbana). E fazem ao menos três anos que conheci a proposta freegan. Freeganismo é uma perspectiva que reconhece e age contra o sistema capitalista industrial, denunciando este modo de vida ambientalmente e socialmente tóxico. Um estilo de vida que se resume na humilhação diária de ter que acordar para fazer durante mais de 6 ou 8 horas geralmente coisas que não gostamos (trabalho) para pagar contas e comprar objetos que na realidade não precisamos, (objetos que em sua produção e manutenção acarretam em sérios impactos ambientais), reproduzindo então diariamente o capitalismo-industrial, que tem levado a Terra ao atual cenário de catástrofe ambiental. Freegans não querem fazer parte deste processo, freegans querem construir algo novo, não há modelos, mas o critério é apenas construir um modo de vida que não prejudique a Terra e seus vários habitantes.

O que mudou na sua vida depois de assumir tal comportamento? O que diferencia um freegan de uma pessoa comum (que consome como todas as outras)?
ED
: Eu pelo menos não gosto de ver como diferença, usar o ponto de vista da "diferença". Aqueles que adotam estratégias freegans apenas tentam ao máximo garantir sua liberdade individual, não colaborando com o sistema capitalista-industrial que suga nossas vidas em troca de mercadorias e destruição ambiental. Aqueles que adotam as estratégias freegans apenas se esforçam para criar uma atmosfera de autonomia, sustentabilidade, apoio mútuo e respeito a Terra.

Você pratica o 'dumpster diving', costuma procurar seu alimento no lixo?
ED
: No Brasil a estratégia mais facil e mais utilizada para obtermos alimento de forma freegan é a coleta de alimentos descartados em fins de feira. Diferente do dumpster diving onde em países como os Estados Unidos são bem mais praticados.

O grupo Erva Daninha foi montado em São Paulo? Quando?
ED
: Erva Daninha é uma iniciativa anarquista-verde, a nossa intenção é divulgar materiais relacionados a anarquia verde, freeganismo, de critica a civilização, libertação animal. Incentivando um questionamento quanto ao nosso estilo de vida e seu impacto no planeta. Sociedades de massas e industrialismo são maneiras de nos organizarmos incompatíveis com a natureza deste planeta. Resultado de um processo que vem se desenrolado a cerca de dez mil anos, com adoção e expansão da agricultura e domesticação de animais. Concordamos com Jared Diamond, quando afirma que a revolução agrícola "foi de muitas formas uma catástrofe da qual nós nunca mais nos recuperaremos".

Quantos freegans mais ou menos vocês calculam que existam no país? Esse número se concentra nos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio?
ED:
Não temos como contabilizar quantos freegans existem no Brasil. Freeganismo na realidade não é um movimento, é mais um olhar e práticas do que um movimento fechado e definido.

Sei que vocês fazem um almoço comunitário às sextas-feiras, certo? Esse almoço é típico freegan? A comida é feita com alimentos pegos do lixo?
ED:
A iniciativa do almoço comunitário é feita pelo coletivo libertário Ativismo ABC, que tem como 'sede' a Casa da Largatixa Preta em Santo André. Toda sexta-feira as 11 horas é reunido um grupo de pessoas na Casa da Largatixa Preta, onde na própria rua da casa tem uma feira. Após reunido o grupo de pessoas vamos até a feira, que já está no final, recolher os alimentos que por não serem esteticamente vendáveis são descartados pelos feirantes como lixo. Depois é feito um banquete freegan.

Se vocês praticam o mergulho no lixo para encontrar comida, que cuidado tomam para não se intoxicarem com alguma coisa estragada, por exemplo? Já passou mal por alguma coisa que comeu?
ED:
No caso das feiras geralmente o que foi descartado estão em caixas ao lado das bancas, e os cuidados com higiene são de senso comum, tirar pedaços amassados e ruins, lavar os alimentos etc. Ninguém vai pegar aquilo que visivelmente está podre ou num lugar realmente sujo. A única vez que passei mal com os alimentos que coletei foi quando comi de teimoso algumas batatas verdes. Dois dias passando mal.

Qual a diferença que você identifica entre os freegans de outros países e os brasileiros? Você acredita que nós, brasileiros, temos outras preocupações?
ED:
Existem muitas diferenças em relação a todos os lugares onde o freeganismo é aplicado. Apesar de o freeganismo ser uma proposta orginalmente criada no meio anarquista-vegan, em alguns países o foco é mais voltado para a questão do consumo, perdendo um pouco o caráter de autonomia proposta pelos anarquistas, algo que por aqui Brasil tentamos não diferenciar, pois autonomia e uma vida em equilibrio com a Terra e outros animais são sinônimos. Uma diferença no Brasil em relação a países como os Estados Unidos e Inglaterra é que nestes países são encontrados mais alimentos industrializados. Enquanto que no Brasil a coleta de alimentos se concentram em fins de feira. Nos países mais ricos os alimentos que são encontrados geralmente são produtos industrializados. A realidade aqui no Brasil é diferente mas a preocupação é a mesma, boicotar o sistema capitalista industrrial adotando estratégias que constroem um modo de vida baseado na autonomia e respeito a vida.

Um freegan é necessariamente alguém que não come nada de origem animal ou podem existir freegans que comem carne, por exemplo? Qual a melhor definição, para você, de freeganismo?
ED: O freeganismo é uma proposta que surgiu entre os anarquistas vegans (ou vegans anarquistas). A princípio nenhum produto industrializado é vegan, pois todos os produtos encontrados na prateleira de um supermercado ou numa lanchonete são 'frutos' de um sistema que conspira contra a vida na Terra de todas as maneiras possíveis. Vasamento de petróleo, contaminação da água, expansão urbana, agricultura, e o impacto da construção e do funcionamento de uma auto-estrada são alguns exemplos claros de violência contra a vida animal. Existe sim a preocupação em não ingerir um produto de origem animal, e geralmente freegans se mantém vegans. Mas para nós a questão contra a exploração animal não é meramente o que você engoli ou veste.

Você se considera mais feliz vivendo como um freegan?
ED:
Adotar estrategias freegans muitas vezes me proporciona bons momentos, comer alimentos coletados na feira, ou de sua própria horta e prepará-los num fogão a lenha é uma situação muito boa.

FONTE : freegan.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário